domingo, 29 de julho de 2012

Estresse Oxidativo

   O estresse oxidativo, muito citado no blog, nada mais é do que o desequilíbrio entre a atuação dos sistemas de defesa anti-oxidante em relação à geração de compostos oxidantes.

   A Glutationa, considerada o tiol não proteico de maior importância nos sistemas vivos, é um antioxidante hidrossolúvel e pode ser encontrada na forma GSSG (oxidada) ou GSH (reduzida)

   Quando um agente oxidante é inativado, ocorre uma diminuição de GSH e há produção de GSSG. Com o Sistema óxido-redução em bom funcionamento, a quantidade de GSH será reestabelecida. Porém, quando há um excesso de agentes oxidantes (seja pela maior quantidade ou pela má atuação dos sistemas de proteção) ocorrerá o estresse oxidativo, que seria o desequilíbrio entre produção de GSSG e o consumo de GSH, sendo possível observar a dimensão do estresse pela razão GSSG/GSH.

   O excesso de GSSG favorece a formação de pontes dissulfeto, ligação entre 2 átomos de enxofre (-SS-), nas proteínas que possuem o grupamento tiol, radical de um átomo de enxofre ligado a um átomo de hidrogênio  (-SH), devido o seu excesso (GSSG) resultar em um ambiente mais oxidante. As pontes dissulfeto prejudicam as funções de tais proteínas por oxidá-las. Porém esse processo é reversível pela ação de compostos anti-oxidantes, como a GSH, por exemplo.

   Você deve estar se perguntando : "E o que isso faz com uma célula ?"
Não "priemos cânico" pequeno gafanhoto, tudo será esclarecido mais abaixo.

   Tomemos como célula-alvo o eritrócito para exemplificar os efeitos do estresse oxidativo. O glóbulo vermelho possui grande quantidade de grupos tióis (R-SH), que podem ser convertidos em componentes dissulfeto (R-SSG) na presença de agentes oxidantes., o que pode levar à desnaturação das proteínas de membrana, que provavelmente acarretará na lesão intracelular, com oxidação da Hemoglobina (Hb) à Meta-Hb, que forma, por precipitação, os corpúsculos de Heinz (precipitados esféricos e negros formadas devido à desnaturação da hemoglobina, geralmente agregádos à membrana).

   Os fenômenos supracitados podem levar à lesão da membrana do glóbulo vermelho, e caso o sistema anti-oxidante seja superado, acarretará o estresse oxidativo podendo assim culminar em hemólise.
"Esquema dos processos  levando em conta o eritrócito como célula-alvo e o ferro como o agente agressor oxidante. Porém é possível considerar esse padrão pra grande parte dos tecidos do organismo"




Nenhum comentário:

Postar um comentário