sábado, 18 de agosto de 2012

Produção de radicais livres e atividade física


             


               É ponto pacífico o fato de que a atividade física é um elemento fundamental na busca e manutenção da saúde. Manter o corpo em movimento garante o bem estar tanto a nível orgânico como psicológico.
                Entretanto, sabe-se que durante a atividade física aumenta-se a captação de oxigênio por parte de certos tecidos o que fatalmente se refletiria em um considerável aumento das espécies reativas de oxigênio produzidas na respiração celular. Como já exposto diversas vezes neste blog, um aumento na quantidade de espécies reativas de oxigênio pode vir a ser um gerador de estresse metabólico. Tal constatação representa então o crepúsculo da boa fama que os exercícios físicos acumularam ao longo de todos esses anos?Será que os sedentários agora teriam um argumento contundente para legitimar a sua indolência?Para responder tais interpelações devemos consultar a bioquímica.
                Sabe-se que a atividade física leve ou moderada combate o estresse oxidativo haja vista que auxilia na expulsão de radicais livres e fortalece as defesas antioxidantes do corpo. Recomenda-se que a prática seja efetuada com 65% a 80% da frequência cardíaca máxima.
                Estudos demonstram que há uma vasta gama de mecanismos pelos quais as espécies reativas de oxigênio são produzidas com mais intensidade em função da atividade física, muitos dos quais não serão explorados nesta postagem.
                Um desses mecanismos aborda a alternação entre períodos de esforço intenso e relaxamento do tecido. Durante o esforço intenso o tecido está em estado de hipóxia, com isso acumulam-se intermediários reduzidos na cadeia de transporte de elétrons. Com o relaxamento ocorre um aumento da disponibilidade de O2. Isso por sua vez gera uma explosão de reduções parciais do O2 acarretando assim o aumento de radicais livres.


                De acordo com o que foi explorado até agora, sabe-se que a atividade física pode atuar como um salutar mecanismo na prevenção e combate ao estresse oxidativo desde que feita com alguma moderação. Mas o que dizer acerca de atletas de ponta que precisam extrair a cada treino o máximo de sua capacidade física e de pessoas que sofrem de vigorexia (algumas das quais chegam a ter uma rotina de 4 horas de treino por dia!)?

                Estudos apontam que a preparação física garante a longo prazo o incremento nas defesas antioxidantes do corpo como resposta ao estresse oxidativo gerado pelo esforço físico.
                Tudo indica que não será desta vez que a atividade física será colocada no papel de vilã nociva à saúde humana. Muito pelo contrário, as informações expostas nesta postagem só reforçam o vasto repertório de benefícios proporcionados pela prática física.


Fontes:
http://www.cepe.usp.br/site/?q=dicas/2010/11/19
http://www.copacabanarunners.net/antioxidantes.html
http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbme/v10n4/22047.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário