quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Watch'N'Ask


Pergunta: Bioquímica da Nutrição para Radicais Livres 

Para o diabético que produz pouca insulina, como pode ser amenizado o estresse oxidativo? 

Resposta:  

O tipo de diabetes mencionado é o tipo 2, em que a produção de insulina é insuficiente,a principal causa de estresse oxidativo desta doença é a hiperglicemia e seu tratamento foca-se na manutenção no nível de glicose sanguínea basicamente por meio de três fatores:

1- O estilo de vida: por meio de exercícios físicos, que permitem aumentar a sensibilidade à insulina, dietas de baixo nível glicêmico, caso ainda aconteça a hiperglicemia, deve ser considerada a hipótese de medicação.


2- Medicação: Estão disponíveis várias classes de antidiabéticos. A metformina é normalmente o recomendado para iniciar o tratamento, já que existem algumas evidências que reduz também a mortalidade. Pode-se recorrer a um segundo agente oral de classe diferente caso a metmorfina não seja suficiente. Entre as outras classes disponíveis encontram-se as sulfonilureias, secretagogos não-sulfonilureia, inibidores da alfa glicosidase,tiazolidinedionas, miméticos do GLP-1 e inibidores da dipeptidil peptidase-4. A metformina não deve ser prescrita em indivíduos com problemas graves no fígado ou pâncreas. As injeções de insulina podem ser usadas isoladamente ou como complemento à medicação oral. 

A maior parte dos diabéticos não precisa de insulina imediatamente. Quando há necessidade de se recorrer a um tratamento com insulina, normalmente prescreve-se uma dose noturna de longa duração e em conjunto com a medicação oral. A dose pode ser aumentada para se ajustar ao nível de controlo do nível de glicose pretendido. Quando a insulina noturna se mostra insuficiente, a administração de duas doses ao dia pode permitir obter melhor controle. As insulinas de longa duração – glargina e detemir – não aparentam ser significativamente superiores em relação à insulina NPH, embora tenham maiores custos de produção. Em grávidas, o tratamento com insulina é normalmente preferencial.

3- Cirurgia: A cirurgia de redução de peso em indivíduos obesos é uma medida eficaz no tratamento da diabetes. Grande parte dos que se submetem ao tratamento são capazes de conservar níveis de glicose normais depois da cirurgia, recorrendo a pouca ou nenhuma medicação, diminuindo também a mortalidade a longo prazo. 


http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus_tipo_2


Nenhum comentário:

Postar um comentário