domingo, 16 de setembro de 2012

Watch'N'Ask


     Pergunta : Colesterol para Radicais Livres

Sabe-se que os antioxidantes são considerados vilões por se transformarem em radicais livres e que está ligado a processos degenerativos como o câncer, porém são também importantes para controlar o tônus muscular e no combate às inflamações. Como isso acontece?

Resposta:

Os antioxidantes não são considerados vilões, uma vez que são responsáveis pelo controle de radicais livres no organismo. Os antioxidantes agem minimizando os efeitos dos radicais livres sobre o organismo, ao reduzi-los.






O grande problema se encontra no excesso de antioxidantes no organismo. Esse excesso altera o equilíbrio de nutrientes no corpo, diminuindo a quantidade de substâncias vasodilatadoras no sangue. Essas substâncias são responsáveis por manter o bom funcionamento das artérias e veias.  Com a menor quantidade dessas substâncias, os músculos não recebem a quantidade necessária de oxigênio, o que causa rigidez e dor nestes, principalmente quando em atividade física. Outra consequência do excesso de antioxidantes é uma grande redução de metais de transição livres, tornando estes potentes catalisadores de reações iniciadas por radicais livres. E, por fim, o excesso de antioxidantes também pode levar à diminuição da adaptação ao estresse oxidativo, desregulando o controle entre radicais livres e antioxidantes. 


Seria equivocado até mesmo dizer que os radicais livres são essencialmente vilões, porque eles são necessários para a homeostase do organismo; são importantes, por exemplo, como ferramentas do sistema imunológico. Nesse exemplo entra a relação entre os radicais livres e as inflamações, o que será abordado no próximo post desse blog. 

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário