terça-feira, 18 de setembro de 2012

Metais e Radicais livres


Metais de transição são elementos cujo o atomo possui o subnivel d incompleto ou que posssam formar cations com o subnivel d incompleto. Assim, ions de metais de transição possuem eletrons desemparelhados constituindo sitios funcionais, isto é, locais onde ocorre o reconhecimento de enzimas, hormonios e antigenos na proteina.
As estruturas proteicas se modificaram de forma que minimizar-se a disponibilidade de ions de metais de transição os quais quando em livre transito promovem reações de oxido -redução deletérias, afetando gravimente biomoleculas. Assim desenvolveram-se mecanismos como o  da hemoglobina nos globulos vermelhos. Ela é funcional na forma de heme-Fe(II) ligando o oxigênio nos pulmões e librerando nos tecidos sem sofrer oxidação. Já a forma heme- Fe( III) quando exposta ao ar rapidamente sofre oxidação, essa forma tambem conhecida como methemoglobina não é funcional no transporte de oxigênio. Há uma enzima, methemoglobina redutase responsavel por reverter o processo de oxidação da hemoglobina.


Estas especializações das proteinas reduzem a disponibilidade de ions de metais de transição os quais podem desenvolver  diversas patologias como no caso do aumento no aumento de anion radical superoxido, suas propriedades redutoras podem liberar o ferro (III) da ferritina ou liberar sitios funcionais de varias enzimas. Doenças como  hematocromatose, porfirias, talassemias e doença de Wilson são causadas pelo elevado acumulo de ions cobre e ferro. O tratamento baseia-se no uso de quelantes, isto é, substâncias que se ligam ao metal facilitando sua eliminação.




Dracula, personagem de pele sensivel ao sol, urina avermelhada e labios contraidos, sintomas da Porfiria doença que provavelmente fez nascer o mito.


http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mX.quelantes.htm
http://www.tabelaperiodicacompleta.com/metais-de-transicao
Livro: Radicais livres bons, maus e naturais -Ohara Augusto


Nenhum comentário:

Postar um comentário